Rua Manoel da Costa Athaide, nº 96, sala 08 - Mariana MG
Tel: 31 3560-5878 Fixo e WhatsApp


Catarata
CATARATA E CEGUEIRA
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é a principal causa de cegueira no mundo afetando 12 milhões de pessoas. No Brasil, estima-se que existam aproximadamente 350 mil cegos pela doença.
O QUE É CATARATA
Catarata é a perda progressiva da transparência do cristalino, que é a lente natural que dá “grau” aos olhos. Com a idade ou em função de algumas doenças o cristalino vai se tornando opaco e as imagens começam a ser percebidas de forma nublada. Com isso, há perda progressiva e lenta da visão, o que limita as atividades diárias do paciente, como por exemplo: dirigir, trabalhar, ler e usar aparelhos como o celular.

DIAGNÓSTICO
O diagnóstico é feito pelo médico oftalmologista. Existem diversos tipos e estágios de evolução da catarata. Dependendo de cada um deles, exames específicos são utilizados para a correta classificação do estágio da doença e a definição da melhor tática para o tratamento.

Diferença entre a visão normal e a visão afetada pela catarata.
TRATAMENTO
O único tratamento para essa doença é a remoção da catarata por meio de uma microcirurgia com o implante de uma lente artificial. Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário esperar a catarata “amadurecer”. A cirurgia pode e deve ser realizada antes que a baixa de visão comprometa a qualidade de vida do paciente. A medida que o tempo passa e a catarata evolui, mais difícil é a sua remoção, maiores são os riscos de complicações e mais demorada é a recuperação. É muito importante que o paciente com o diagnóstico de catarata possua um acompanhamento que defina o melhor momento da cirurgia para que os melhores resultados sejam alcançados.
O objetivo da cirurgia é curar a doença removendo a catarata. Dessa maneira, a cirurgia não elimina o uso dos óculos após o procedimento.
APÓS A CIRURGIA
O tempo de recuperação após a cirurgia de catarata é individualizado para cada paciente, uma vez que depende da idade, da presença de outras doenças, do uso de medicações e do estágio da catarata. O retorno da visão é gradativo e inicia-se dentro de 24 horas após o procedimento. Geralmente, em poucos dias o paciente pode retornar com as suas atividades do dia a dia de acordo com as orientações do médico oftalmologista.
Após algumas semanas ou meses após a cirurgia, um novo embaçamento pode ocorrer simulando o retorno da catarata. Nesses casos é necessário a aplicação de um laser em parte do suporte natural em que a lente artificial foi implantada para tornar a visão clara novamente.
Como em qualquer procedimento cirúrgico, há a possibilidade de complicações, que aumentam com o grau de desenvolvimento da catarata. Seguir as orientações pós-operatórias também é fundamental para o sucesso da cirurgia.

Remoção da catarata por facoemulsificação.
