top of page

Glaucoma

O QUE É GLAUCOMA

O glaucoma é uma doença multifatorial ligada a fatores genéticos na qual ocorrem perdas das células nervosas que compõem o nervo óptico. Quando não diagnosticada precocemente e tratada de maneira adequada pode levar a CEGUEIRA IRREVERSSÍVEL.

glaucoma.png

DIAGNÓSTICO

80% dos casos de glaucoma não apresentam nenhum sintoma no início da doença. É por esse motivo que é fundamental consultas regulares com o oftalmologista a fim de detectar pequenas pistas da doença que podem sugerir a sua existência ainda no início.

 

SUSPEITO DE GLAUCOMA

Diferentemente de outras doenças, o glaucoma é uma doença de difícil diagnóstico, já que o sinais da doença são muitas vezes sutis no seu início.

Aqueles pacientes que durante a consulta oftalmológica de rotina são encontradas pistas de um glaucoma inicial são chamados de “suspeitos de glaucoma”. Nesses pacientes, como os sinais da doença não são inequívocos, mais informações são necessárias para decifrar a doença. Dessa maneira são solicitados exames mais específicos para a detecção do glaucoma.

Por se tratar de uma doença de evolução lenta e progressiva, resultados de exames normais em uma determinada data não garantem que os mesmos exames estarão normais no futuro.

Para esses casos o médico oftalmologista determina qual deve ser a periodicidade em que os exames mais detalhados precisam ser repetidos.

01.jpg

GLAUCOMA E CEGUEIRA

O portador do glaucoma não tratado começa a perder a visão periférica, ou seja, quando o indivíduo olha para a frente, enxerga nitidamente os objetos que estão distantes, porém, não vê o que está nas laterais.

Nos estágios mais avançados, a visão central também é atingida, e o glaucoma pode evoluir para a cegueira total.

 

TRATAMENTO

O tratamento do glaucoma nas fases iniciais é realizado com colírios de uso contínuo que atuam reduzindo a pressão intraocular.

Naqueles casos mais avançados a cirurgia passa a ser uma alternativa a fim de combater a cegueira. Em casos especiais a aplicação de lasers é uma boa alternativa para o controle da doença. 

Por se tratar de uma doença crônica, ou seja, que não possui cura, o glaucoma exige compromisso contínuo e disciplina por parte do paciente para realizar as visitas ao médico e usar corretamente a medicação.

Infelizmente, mesmo com os melhores tratamentos disponíveis, alguns POUCOS pacientes evoluirão para a perda completa da visão.

Estima-se que mais de 1 milhão de pessoas no Brasil sejam portadoras de glaucoma. A avaliação cuidadosa e perspicaz é a melhor maneira de salvar a visão desse grande número de brasileiros.

asd.png
Faça o agendamento online. É fácil, rápido e seguro.
icone-Whatsapp-Png-Xt5xKe.png
bottom of page