"Olheiras à Vista: 8 Motivos Que Escurecem o Seu Olhar (E Não É Só Cansaço!)"
- Dr Lennon da Costa

- 12 de jun.
- 2 min de leitura

Você já se olhou no espelho e percebeu aquelas manchas escuras ao redor dos olhos, mesmo depois de uma boa noite de sono? As olheiras são uma queixa comum e, muitas vezes, causam incômodo estético. Mas você sabia que elas têm várias causas diferentes?
A seguir, vamos te mostrar as 8 principais causas de olheiras, explicadas de forma simples e direta:
Genética
Algumas pessoas nascem com predisposição para ter olheiras. A pele ao redor dos olhos é naturalmente mais fina, deixando os vasos sanguíneos mais visíveis e escurecendo ao redor dos olhos. Esse tipo de olheira é muito mais comum em pacientes com a pele muito branca.

Cansaço e noites mal dormidas
A privação de sono dilata os vasos sanguíneos tornando-os mais aparentes sob a pele, fazendo com que as olheiras apareçam ou se intensifiquem. Essas olheira são profundas e arroxeadas.
Envelhecimento da pele
Com o tempo, perdemos colágeno e a pele se torna mais fina, evidenciando os vasos sanguíneos na região dos olhos. Isso é mais evidente em pessoas cuja pele é muito branca.
Quem sofre com alergias respiratórias costuma coçar muito os olhos. Esse atrito constante causa uma inflamação crônica que escurece a pele e piora as olheiras. Pacientes com alergia ocular, asma e rinite alérgicas são comumente afetados por esse tipo de olheira.

Acúmulo de pigmento (hiperpigmentação)
Em algumas pessoas, principalmente com pele mais morena, pode haver depósito de melanina na região dos olhos, gerando olheiras mais escuras e de cor marrom.

Alimentação desequilibrada e desidratação
Falta de nutrientes essenciais e pouca ingestão de água afetam a circulação e a coloração da pele ao redor dos olhos. Evite o cigarro e o consumo excessivo de álcool.
Profundidade da órbita ocular
Algumas pessoas têm a anatomia do rosto com os olhos mais fundos. Isso causa uma sombra natural na região, que parece uma olheira. Nos últimos meses, um novo diagnóstico surgiu para aqueles pacientes que tiveram grande emagrecimento com uso do Ozempic. Com a perda do preenchimento de gordura da região da órbita, muitos pacientes passaram a ter a órbita mais profunda, com o surgimento ou piora das olheiras (face de Ozempic).
Uso de colírios com análogos de prostaglandinas
Pacientes em tratamento de glaucoma com esse tipo de colírio podem desenvolver escurecimento da pele ao redor dos olhos como efeito colateral devido a reabsorção da gordura orbitária e hiperpigmentação da pele ao redor dos olhos.
Atenção! Antes de buscar um tratamento estético, é importante entender qual é a causa das suas olheiras. Um olhar atento do oftalmologista ou dermatologista pode fazer toda a diferença.
Nem toda sombra ao redor dos olhos é cansaço — às vezes, é o seu corpo pedindo atenção.




Comentários